Cristovam Buarque vai integrar o conselho da Universidade da ONU

 

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) fará, no início de dezembro, sua primeira participação como integrante do Conselho Diretor da Universidade das Nações Unidas, em Tóquio. Doutor em Economia e professor universitário, o parlamentar foi indicado conselheiro pela diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, e empossado na semana passada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon.

 

Cristovam faz parte de um grupo de 14 novos membros escolhidos para o conselho da instituição, ao lado de especialistas do Japão, Estados Unidos, China, entre outros países, conforme informações divulgadas na página da ONU na internet. Em entrevista à Agência Senado, Cristovam destacou a abrangência da atuação da Universidade das Nações Unidas.

 

– A universidade tem sede em Tóquio, mas é formada por uma grande rede de instituições e centros associados. Influencia diversas universidades, no mundo inteiro, participando de programas e pesquisas em áreas como desenvolvimento sustentável, demografia, biotecnologia e combate à pobreza – explicou ele.

 

Os novos membros terão um mandato até 2016 e não representarão seus países, mas farão parte do conselho como profissionais independentes. Os conselheiros ajudam a formular políticas para a Universidade da ONU, além de aprovar o orçamento bianual e o plano de trabalho da instituição. O conselho se reúne uma vez por ano.

 

Conforme informações do site da ONU, a universidade é “uma comunidade internacional de acadêmicos comprometidos com a pesquisa e a educação superior e na difusão de conhecimentos como uma extensão dos propósitos e princípios das Nações Unidas”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s