Assembléia Legislativa vai discutir aquicultura no RN

A Assembléia Legislativa realizará no próximo dia 21 uma audiência pública para discutir as perspectivas da aqüicultura no estado, numa proposição do deputado George Soares.

 

Segundo o deputado, o Rio Grande do Norte oferece uma série de condições favoráveis à exploração da aqüicultura, tais como condições climáticas excepcionais, maior produtividade, mão-de-obra abundante, incentivos fiscais e ampla disponibilidade de águas, entre açudes, barragens e lagoas naturais, afora os quase quatrocentos quilômetros de praias existentes no estado e ainda inexplorados.

 

Além disso, diz George Soares, a implantação de projetos de aqüicultura – criação de peixes, camarão, ostras e outros organismos aquáticos em cativeiro – permite o consorciamento com a agricultura e a pecuária, ampliando as possibilidades de geração de emprego e renda à população.

 

O deputado constata, entretanto, que apesar das amplas possibilidades oferecidas, esse enorme potencial não vem sendo adequadamente explorado no estado. Mesmo a carcinocultura, diz ele, necessita de um realinhamento que garanta sua sobrevivência.

 

Entre os tópicos a serem debatidos na audiência pública estão o financiamento público e privado da atividade, a introdução de novas tecnologias que assegurem maior produtividade sem agressões ao meio ambiente, a formação de mão de obra especializada e a organização gerencial do setor.

 

George Soares acredita que o encontro deve contribuir de forma exponencial para a implantação de uma política governamental séria e efetiva que contribua para o desenvolvimento plenamente sustentável da aqüicultura no estado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s