PSDB usará 20% da propaganda eleitoral nos municípios para difundir mensagens nacionais

O PSDB decidiu utilizar a vitrine eletrônica das eleições municipais de 2012 para trombetear mensagens e propostas mais relacionadas à administração pública federal do que à gestão das prefeituras.

 

Para implementar a providência, a direção nacional da legenda pretende se apropriar de 20% do tempo de rádio e tevê destinado aos candidatos a prefeito e a vereador. No momento, uma equipe seleciona os temas.

 

Já referendada por Sérgio Guerra (PE), presidente do PSDB, a ideia é apoiada com entusiasmo pelo presidenciável tucano Aécio Neves (MG). Imagina-se que será possível esboçar em 2012 assuntos que serão martelados em 2014.

 

Deseja-se realçar na propaganda municipal temas que, na avaliação do tucanato, constituem fragilidades dos governos Lula e Dilma Rousseff. Por exemplo: as debilidades do sistema público de saúde, o déficit de saneamento, a elevada carga tributária e a avareza do governo federal na repartição dos tributos com Estados e municípios.

 

A tática incorpora um vício e desconsidera um problema. É viciada porque repete o hábito, comum entre os políticos, de tratar as eleições municipais como disputas de segunda linha.

 

É problemática porque, para ser implementada, depende da disposição dos candidatos a prefeito de abrir mão de nacos do tempo de que dispõem para vender os respectivos peixes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s