PMDB ratifica com PT acordo que deve levar o líder Henrique Alves à poltrona de Marco Maia

As cúpulas do PMDB e do PT renovarão nesta quarta (8) um acordo que firmaram em 2010. Prevê o rodízio no comando da Câmara na atual legislatura (2011-2014) –dois anos para cada legenda.

 

Se tudo transcorrer como combinado, o petê Marco Maia, presidente da Câmara no biênio 2011-2012, passará o bastão para um pemedebê, que comandará a Casa nos derradeiros anos de 2013 e 2014.

 

A ratificação do acordo será feita em ato público, sob holofotes, na sede do PMDB. Em tese, o evento seria desnecessário. Há um compromisso escrito. Foi rubricado por Michel Temer e José Eduardo Dutra, que na época respondiam respectivamente pelas presidências do PMDB e do PT.

 

Deve-se a pajelança a um zumzumzum que corria pelos corredores da Câmara. Dizia-se que um pedaço do PT não exibia disposição de honrar a palavra empenhada dois anos atrás. Conforme noticiado aqui, Dilma Rousseff interveio.

 

Para evitar que o diz-que-diz proliferasse, a presidente avalizou, ela própria, o acordo. E acertou com o vice Temer, antes do recesso parlamentar do meio do ano, o encontro que se materializará nesta quarta.

 

O nome do PMDB para a sucessão de Marco Maia é o do líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves. Cuidadoso, ele se refere à renovação do acerto com o PT como “primeiro passo de uma longa caminhada.”

 

Até fevereiro, quando o plenário da Câmara escolherá o novo presidente, Henrique planeja solidificar-se como candidato da “unidade”. Mas nada impede que surjam outros postulantes. Daí a relevância da parceira com o PT, que representa para o PMDB mais de meio caminho andado.

 

Confirmando-se o que parece provável, o PMDB comandará nos dois derradeiros anos do mandato de Dilma as duas Casas do Legislativo. Dono da maior bancada no Senado, caberá ao partido indicar o favorito à sucessão de José Sarney.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s