Deputado cujo assessor foi pilhado com dólares na cueca assumirá liderança da bancada do PT

 

O que espanta na marcha resoluta do PT rumo à autoflagelação não é a frieza com que ignora os sinais do STF. O que assusta é a indiferença com que deixa a própria história para cair na vida. Não bastasse a defesa incondicional dos petistas condenados no mensalão, o partido decidiu acomodar no posto de líder de sua bancada na Câmara o deputado José Guimarães (PT-CE).

 

Guimarães é irmão de um dos condenados, José Genoino, que se prepara para saltar da condição de suplente para a de deputado. Pior: em 2005, quando as manchetes promoviam a autópsia do mensalão, um assessor de Guimarães, então deputado estadual, foi preso no aeroporto de Congonhas.

 

O sujeito tentava embarcar de São Paulo para Fortaleza com US$ 100 mil acondicionados na cueca. Dinheiro proveniente de corrupção no Banco do Nordeste, informou na época a Polícia Federal.

 

A ascensão de Guimarães à liderança estava acertada desde o início do ano. O PT costuma promover um rodízio anual de líderes. Na última troca, foi à cadeira o atual líder, Jilmar Tatto. Acertou-se que Guimarães seria o próximo. Assumiria em fevereiro de 2013. Porém…

 

Os repórteres Gustavo Uribe, Isabel Braga e Cristiane Jungblut informam que uma decisão do prefeito eleito de São Paulo pode apressar a passagem do bastão. Fernando Haddad foi convencido por Lula a entregar ao PT duas secretarias endinheiradas da prefeitura paulistana.

 

Ex-tesoureiro de campanha de Dilma Rousseff, o deputado José de Filippi vai à pasta da Saúde. E o líder Tatto deve assumir a Secretaria de Transportes. Ambos terão de pedir licença à Câmara. A ausência de Tatto deixará vaga a liderança. Daí a cogitação de antecipar a conversão de Guimarães em líder. “O certo é eu assumir em 1º de fevereiro. Mas estou pronto para qualquer momento”, diz ele. Então, tá!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s