Dilma Rousseff prefere a pressa à cumplicidade

Um mínimo de sabedoria ensina: no governo, não se deve dar qualquer vantagem a quem só quer tirar vantagem do governo. Em dois anos de Presidência, Dilma Rousseff já aprendeu: quando o governo presente só tem como objetivo justificar as más escolhas do governo passado, consegue, no máximo, esculhambar o futuro.

 

Assim, quando as evidências indicam que um servidor é suspeito, Dilma tem evitado mimetizar o bordão de Lula ‘Não Sabia Nadinha’ da Silva. Ela se deu conta de que é preferível e mais conveniente passar por apressada do que por cúmplice. Assim, submetida ao seu penúltimo escândalo, a sucessora do cego arregalou os olhos.

 

Em pleno sábado, Dilma convocou ao Alvorada os ministros Luíz Inácio Adams (Advocacia-Geral da União), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais). Lero vai, lero vem a ‘faxineira’ acionou o rodo. Mandou exonerar Rosemary Novoa de Noronha, chefe de gabinete do escritório da Presidência em São Paulo; e José Weber Holanda, o número dois da Advocacia da União, braço direito do doutor Adams.

 

De resto, determinou o afastamento dos irmãos Paulo e Rubens Vieira, que Rosamary indicou e Lula nomeou para diretorias da Agência Nacional de Águas e Agência Nacional de Aviação Civil. Como os Vieira foram “aprovados” no Senado, terão de responder a processos disciplinares antes de ganhar em definitivo o olho da rua.

 

Considerando-se a geografia da nova encrenca, situada na vizinhança do gabinete presidencial, o escândalo é surpreendente. Mas toda corrupção, quando se torna corriqueira, com o tempo faz apenas uma mudança de corruptos. O escândalo surpreendente é apenas mais um escândalo antes que um novo escândalo revele-se maior e mais surpreendente. Convém manter o rodo ao alcance da mão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s