Oposição tentará levar Valério ao Congresso e renovará o pedido de investigação contra Lula

AlvaroDiasSergioLimaFolhaA revelação do teor do depoimento prestado por Marcos Valério à Procuradoria da República reacendeu as caldeiras da oposição. PSDB, DEM e PPS decidiram agir em duas frentes. Numa, tentarão levar Valério para depor no Congresso. Noutra, renovarão o pedido para que o Ministério Público Federal abra inquérito para apurar o envolvimento de Lula no mensalão.

 

Em reunião-almoço, a bancada de senadores do PSDB decidiu protocolar na Comissão de Justiça do Senado o requerimento de convocação de Marcos Valério. Consultado, o líder do DEM, senador José Agripino Maia, associou-se à iniciativa. Vai assinar o requerimento junto com Alvaro Dias, líder dos tucanos.

 

Como que antevendo as dificuldades que terá para aprovar a convocação de Valério, o PSDB optou por constranger o PT e seus aliados também na Câmara. Ali, os requerimentos para ouvir o operador do menalão serão protocolados em três comissões: Fiscalização e Controle, Justiça e Segruança Pública.

 

PSDB e PPS também decidiram renovar junto ao procurador-geral da República Roberto Gurgel, nesta quarta (12), o pedido de abertura de inquérito contra Lula. A solicitação havia sido formalizada em 6 de novembro, quando a íntegra do depoimento de Valério à Procuradoria ainda não viera a pública. Dessa vez, também o DEM, que se recusara a endossar o requerimento anterior, vai assinar.

 

“Há um capítulo ainda não escrito do mensalão”, discursou Alvaro Dias, da tribuna do Senado. “As primeiras páginas desse capítulo derradeiro talvez estejam sendo escritas por Marcos Valério nesse depoimento à Procuradoria. A continuidade fica sob a responsabilidade do Ministério Público e do Judiciário, a quem caberá, eventualmente, julgar os envolvidos que não se sentaram no banco dos réus do STF nesse histórico, memorável e implacável julgamento do mensalão.”

 

Ainda nesta terça-feira (11), o líder do PSDB no Senado enviará ofício ao procurador-geral Gurgel requisitando cópia do depoimento prestado por Valério em 24 de setembro. Por quê? “Há informações de quem nem todos os fatos foram revelados pela imprensa. Valério teria repassado documentos.”

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s