2013: Um ano com possibilidades de título para o Vasco da Gama

Por Modesto Neto,

Vascaíno desde 20 de janeiro de 1990. 

 

Negar é impossível. O Clube de Regatas Vasco da Gama passou por um desmonte: perdeu peças que lhe colocavam entre a nata da fina flor do futebol brasileiro. Foi-se embora o volante que já vestiu a camisa da Seleção, Rômulo, que se mudou pra Rússia.  Perdemos o Fagner que saiu pra Europa, um dos melhores laterais direitos do país. Ficamos sem Diego Souza que era um meio-campo de explosão e que a qualquer momento poderia decidir. O Anderson Martins, zagueirão que fazia com Dedé a melhor dupla de zaga do país já deixou o clube há quase dois anos, sem falar no goleiro Fernando Prass, mais conhecido como a “Muralha da Colina”, neste caso “ex-muralha”. O clube perdeu até o centroavante Alecsandro, transferido pro Atlético-MG. O Vasco se desmontou.

 

Como se não basta-se o desmonte do elenco o clube enfrenta duas crises: uma financeira e jurídica com salários atrasados e receitas bloqueadas e uma de ordem política com a gestão do presidente Dinamite em queda livre.

 

René Simões

René Simões

É bem verdade que os ventos não sopram muito a favor da embarcação vascaína, mas o Vasco tem alguns fatores a seu favor. O time conta com o diretor executivo René Simões que além de articulado e competente consegue contratações sem alardes.

 

O Vasco contratou hoje o lateral direito Nei ex-Internacional e já havia anunciado o lateral Yotun da Seleção do Peru para a lateral esquerda. René conseguiu segurar os atacantes Eder Luis e o equatoriano Tenório, assim como vem mantendo a perola vascaína: o zagueiro Dedé que mesmo cortejado pelas cortes europeias se manterá na Colina.

 

Felipe e Juninho: medalhões fora

Felipe e Juninho: medalhões fora

No ano de 2013 sem medalhões como Felipe e Juninho Pernambucano que saíram recentemente o Vasco tem algo que não tinha no ano passado: velocidade no meio campo. O time que está jogando com os volantes Felipe Solto e Pedro Kem recém contratados tem mostrado uma desenvoltura na saída de bola muito bom e contando com o jovem Bernardo e o experiente Carlos Alberto o time deverá encontrar sintonia no meio campo que vem com boas atuações no Campeonato Carioca. O destaque do time tem sido o Felipe Solto que veio do Atlético-MG e tem pouco mais de 20 anos. Nos dois últimos jogos o volante não errou passes e mostrou agilidade para tocar a bola e pensar as jogados no meio-campo.

 

Com Dedé na zaga e o Douglas que tem feito boas atuações e laterais experientes e com desenvoltura o time está bem também na zona de traz. No meio-campo as coisas estão acontecendo, embora mais algum reforço fosse bem-vindo. No ataque o Vasco conta com Éder e Tenório que já não é nem um garoto de 16 anos e viveu problemas com contusões. O Vasco sabe que não poderá contar com ele para disputar os inúmeros campeonatos que terá pela frente em 2013, o certo é contratar mais um atacante para fechar o elenco.

 

Com um elenco razoável o Vasco da Gama pode contar com um pouco de sorte e quem sabe até sonhar com algum titulo no ano. Sul-Americana, Campeonato Carioca e Copa do Brasil são os três campeonatos que o Vasco poderá apostar suas fichas já que realmente no Brasileirão é difícil esperar alguma coisa já que o campeonato é longo e o time não tem peças de troca para o time principal que irá sofrer com contusões durante o ano. Agora é torcer e esperar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s