Lula diz ao PT o que Sérgio Cabral quer ouvir: ‘tem hora que nós temos que apoiar os outros’

LulaCabralMaracaRicardoStuckert

Lula fez na noite passada uma declaração que soou como encomenda do governador do Rio, Sérgio Cabral. “O PT pode até ganhar uma eleição sozinho, mas precisa ter aliados para governar”, disse o morubixaba petista. “É preciso que o PT aprenda que numa eleição tem hora que a gente precisa de aliado para nos apoiar e tem hora que, humildemente, nós temos que apoiar os outros.”

 

Os comentários foram feitos em Fortaleza, nesta quinta-feira (28), durante um seminário festivo do PT. Lula vinha do Rio. Na noite anterior, jantara com Cabral e outros dois personagens: o vice-goverandor Luiz Fernando Pezão e o prefeito carioca Eduardo Paes.

 

Durante o repasto, Lula ouvira críticas ao PT do Rio, que decidiu se contrapor aos planos de Cabral. O governador tentará fazer do vice Pezão o seu sucessor em 2014. O petismo lança outro nome, o do senador Lindbergh Farias. E o PMDB ameaça negar palanque a Dilma Rousseff no Rio.

 

Foi contra esse pano de fundo conflagrado que Lula falou de humildade. Antes de embarcar para Fortaleza, visitara as obras de reforma do estádio do Maracanã. Estava acompanhado do governador e do vice. “Lula, Cabral e Pezão no Maraca”, anotou a imprensa oficial no título de notícia veiculada no portal do governo do Rio.

 

Simultaneamente, o presidente do PMDB estadual, Jorge Picciani, distribuía entrevistas nas quais dedicava ao petista Lindbergh adjetivos pouco lisonjeiros. Os mais brandos foram “moleque” e “carreirista”. E Lula, em Fortaleza: “Política de aliança tem duas vias, não é uma via só, que só quer receber. Eu acho que nós já aprendemos. Temos que preparar 2014.”

 

Lula não fez menção explícita à encrenca do Rio. Ao lado dele, na mesa de autoridades do seminário do PT, estava o presidente do PT federal, Rui Falcão. O mesmo Falcão que, na véspera, dissera que a candidatura de Lindbergh ao governo do Rio “é pra valer.”

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s