Paulo Freire é homenageado no aniversário de 10 anos da RECID

Na cidade de Florânia no Seridó potiguar ocorreu nos dias 20, 21 e 22 de dezembro o Encontro Intermunicipal da Rede de Educação Cidadã – RECID do Rio Grande do Norte, que reuniu várias organizações sociais e educadores populares para comemorar o marco de dez anos da organização.

 

O encontro ocorreu os três dias com discussões temáticas e organizacionais, congregando entidades, organizações, grupos e associações que atuam dentro dos movimentos sociais. Estiveram presentes representantes da Pastoral de Juventude do Meio Popular (PJMP), grupos de capoeira, dança e teatro de rua, membros da Marcha Mundial das Mulheres (MMM), cooperativas, associações, grupo de artesões, estudantes da UFRN, UERN E UFERSA, além do Coletivo Paulo Freire.

 

No primeiro momento todos os educadores populares se apresentaram ressaltando suas vivências e atuações dentro dos movimentos sociais e logo em seguida foi apresentado o vídeo institucional da RECID nacional onde experiências exitosas com a economia solidária e educação popular são mostradas em vários estados do país, demonstrando que um projeto alternativo de sociedade é possível.

 

Os dias se seguiram de debates em grupos de trabalho, rodas de conversa, palestras e discussões temáticas no intuito de fazer um balanço dos desafios que a educação popular enfrenta e quais as perspectivas para superá-las.

 

Modesto Neto fala da experiência de Angicos

Modesto Neto fala da experiência de Angicos

Para comemorar os 10 anos de RECID foi relembrado a experiência educacional das 40 horas de Angicos idealizada pelo educador Paulo Freire em 1963 e que neste ano de 2013 completa 50 anos do que foi a mais avançada experiência de educação popular do Brasil.  O professor e historiador Modesto Neto apresentou a roda de conversa “Desafios políticos da educação popular sob a perspectiva marxista e freiriana” onde contou um pouco do que foi a experiência angicana. “Paulo Freire nos legou a certeza inabalável que é preciso educar com esperança nestes tempos de desencanto. O analfabetismo é uma mancha de lodo na história brasileira, mas é possível vence-la, Chile e Cuba superaram este desafio, o Uruguai avançou muito e nós também podemos. Esta certeza é o legado freiriano”, assinalou Modesto Neto, ao finalizar sua fala e dando inicio ao debate.

 

O educador popular e acadêmico de Ciências Sociais, Lauro, falou num segundo debate sobre as cirandas de formação que a RECID Nacional está a realizar e da necessidade de encaminhar cinco educadores potiguares para estas atividades. Após a escolha dos cinco representantes da RECID-RN, Leonete Roseno que foi escolhida pela região do Mato Grande falou do engajamento necessário nestas formações. “Estes espaços são muito sérios e importantes para que o educador possa socializar os conhecimentos construídos neste espaços nacionais para as regiões, este é o proposito dos cinco companheiros que irão para a Ciranda Nacional que é um espaço de formação extremamente importante para a RECID”, destacou.

 

Também estudante de Ciências Sociais a educadora Mel participou ativamente dos debates e ressaltou na roda de conversas sobre Paulo Freire a necessidade da juventude discutir a questão da maioridade penal caracterizando o projeto como “um projeto de criminalização e marginalização da juventude brasileira”, afirmou. Mel fazendo um balanço nacional dos debates defendeu o Programa “Mais Médicos” e um projeto de educação e saúde que sejam humanizados e populares.

 

Todas as atividades culminaram na tarde do domingo e o evento foi encerrado após um balanço das atividades, levando em consideração que no próximo ano de 2014 a RECID terá a meta de realizar 144 oficinas e 8 encontros intermunicipais. Uma meta que só será cumprida com o interesse, vontade e esforços de todos os educadores alinhados a entidade.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s