Proposta

Correio Popular: uma alternativa crítica

 

O Correio Popular foi idealizado pelo historiador e escritor Modesto Neto e como blog existe desde 2009 somando mais de três milhões de visitas. O projeto de imprensa alternativa nasce da necessidade das poucas opções críticas na opinião pública potiguar reprodutora de um senso comum douto marcado por estigmas e preconceitos.

 

No segundo semestre de 2014 um grupo de militantes e pesquisadores toparam fazer do Correio Popular uma opção ainda mais alternativa e plural. Os novos colaboradores estudam, pesquisam e militam nas universidades potiguares: UFRN, UERN e UFERSA.

 

Para além dos muros das universidades a maioria dos nossos colaboradores é oriunda dos movimentos sociais, dentre estes, o movimento de juventude “Juntos!” e o Coletivo Darcy Ribeiro. Este espaço conta ainda com militantes de partidos da esquerda brasileira.

 

O projeto do Correio Popular pode ser sintetizado como um contraponto a lógica ordinária da vida que é reproduzida nos jornais e na mídia brasileira e potiguar. Aprofundar o debate sobre tudo que nos cerca a partir de uma perspectiva alternativa e crítica nos é importante. O geografo brasileiro Milton Santos foi certeiro ao afirmar que o papel do intelectual é causar desconforto e nós esperamos – mesmo sem reivindicar o título de intelectuais – contrariar interesses e a perspectiva da ordem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s